Cobra de estimação: Saiba se você pode ter uma em sua casa!

Nós brasileiros temos o costume de possuir animais de estimação para nos fazer companhia. A principio animais não ficavam em casa, e por isso que morava em apartamento acabava não podendo ter esses animaizinhos por falta de espaço para cria-los. Contudo, ao longo do tempo foi se tornando comum a criação desses bichos em locais pequenos como casas e apartamentos. Os gatos e os cachorros são os animais de estimação preferidos para se criar em casa. Porém, os papagaios e periquitos também começaram a conquistar o seu lugar, assim com a cobra de estimação, que

Mas por que não ser mais ousado e possuir outro tipo de animal de estimação? Um que seja mais exótico, como as cobras? É isso mesmo, antes poderia até ser extremamente assustador pensar em possuir uma cobra de estimação não é mesmo? Mas hoje isso vem se tornando mais comum do que se imagina. A cobra esta virando o novo “cão de estimação”.

Para se criar cobras não é necessário um espaço muito grande. Até mesmo em apartamentos é possível criar esse animal. Contudo, as cobras possuem algumas características que as impedem de serem domesticada com tanta facilidade, e por isso, antes de possuir uma cobra de estimação você precisa ficar atento a algumas coisas fundamentais para a sua criação.

Continue lendo esse artigo e veja a seguir tudo o que você precisa saber antes de comprar uma cobra de estimação.

Quanto custa ter uma cobra?

Se você deseja comprar uma cobra de estimação, é necessário que você tenha em mente que uma cobra não é tão barato como um cachorrinho, visto que ela é mais exótica e mais difícil de conseguir. Não é possível dizer qual o valor exato de uma cobra de estimação, visto que o seu preço varia conforme sua espécie e sua raridade. No entanto, é possível dizer que uma cobra de estimação custa em média cerca de 1.500,00, sendo que esse valor pode alterar consideravelmente conforme a espécie escolhida.

Porém, ter uma cobra de estimação não é simplesmente comprar e esta tudo resolvido. Para que você dê a sua cobra de estimação o habitat adequado para sua sobrevivência, você gastará, mais ou menos 3.000,00, sendo que esse valor é o valor aproximado para uma cobra que custe cerca de 1.500,00. Por isso, se você deseja ter uma cobra de estimação, será necessário “abrir a mão” para conseguir adquiri-la.

Precisa de licença do Ibama para ter uma cobra de estimação?

Sim, se você deseja ter uma cobra como animal de estimação e necessário que você realize um cadastro no IBAMA – Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos recursos naturais renováveis, para que você possa ter uma cobra de estimação de maneira legal, visto que, quando a cobra de estimação não possui autorização, você pode ser indiciado por contrabando de animais silvestres.

Não é muito difícil conseguir uma legalização para se ter uma cobra de estimação, porém é necessário que você cumpra todas as leis necessárias para o bem estar dessa espécie.

Ela ataca o dono?

É comum muitas pessoas terem dúvidas se uma cobra de estimação pode atacar seu dono, e a resposta é sim. Por mais assustador que seja, as cobras, mesmo quando criadas desde pequenas por um único dono, pode ataca-los ao longo de sua vida. Isso acontece por que as cobras não conseguem distinguir muito bem as pessoas, e por serem animais selvagens, é de sua natureza atacar quando necessário, por isso, ao escolher uma cobra como animal de estimação é necessário tomar todos os cuidados possíveis para que você e sua família não corram nenhum risco de vida.

Já foram relatados diversos casos de cobras que atacam e estrangulam seus donos os familiares. Não é regra, mas é bom prevenir.

cobra de estimação legalizada ibamaQuais os cuidados?

Para ter uma cobra como animal de estimação é necessário tomar alguns cuidados, para que nem você nem sua família corram riscos ao criar esse animal. Veja a seguir alguns desses cuidados:

  • Informe-se sobre sua cobra;
  • Verifique bem ela antes de realizar sua compra, para ter certeza que ela esta saudável;
  • Compre uma casa adequada para sua cobra;
  • Procure saber qual o alimento é o ideal para sua cobra;
  • Não compre por impulso.

Ao tomar esses cuidados você consegue garantir que terá um animal adequado para o que deseja e diminui as chances de correr algum risco de ser atacado.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *