Chinchila

O roedores estão invadindo a casa dos brasileiros! Mas não se preocupe, não estamos falando dos ratos e sim dos hamsters e chinchilas. Você ainda não conhece esses animaizinhos? Então continue lendo que hoje vamos te apresentar a chinchila, esse animal simpático e fofinho, que já foi muito procurado para a produção de casacos de pele graças ao seu pelo sedoso e macio.

Alimentação

A alimentação das chinchilas é basicamente composta por ração própria pra esse animal, já que o seu sistema digestivo é bastante sensível, e seu alimento deve ser balanceado. A ração geralmente já possui todos os nutrientes que a chinchila necessita. Elas comem, em média, 30g de ração por dia e seu e água alimento deve ser trocado todos os dias. É preciso ter cuidado para não deixar a gaiola com restos de comida para que não atraia outros animais e não cause mau cheiro.

Já em relação aos petiscos, não é recomendado dar todos os tipos de alimento para o animal. Está liberado alimentá-lo apenas com maçã sem casca e uva passa.

Higiene

Em comparação com coelhos e hamsters, as chinchilas são animais bastante asseados, tanto que a proliferação de carrapatos e pulgas nesses animais acontecem com muita raridade.

Seu banho não deve ser feito com água e sim com uma substância chamada carbonato de cálcio, um pó branco, fino e antisséptico. Assim, o pelo da chinchila fica limpo e livre de gorduras.

A gaiola precisa ser limpa pelo menos duas vezes por semana, incluindo a lavagem do bebedouro e comedouro do bichinho.

Reprodução

A chinchilas se reproduzem em qualquer época do ano, sendo que ela entra no cio a cada 28 dias e cada cio dura cinco dias. Os filhotes nascem com 111 dias a partir da gestação, variando entre um e seis filhotes.

Alguns aspectos podem indicar que a sua chinchila está prenha, como por exemplo:

  • Pouca atividade: O animal passa a se movimentar menos
  • Perca de peso nos primeiros dias da gestação
  • Aumento do tamanho do abdome
  • Aumento das glândulas mamárias

Outra questão importante sobre a reprodução das chinchilas é que é relativamente comum que a fêmea coma seus filhotes. Isso pode ser extremamente assustador para crianças que presenciem a cena. Por isso é bom ficar sempre acompanhando o animal logo após o nascimento dos filhotes.

Tempo de vida

Antes de comprar um chinchila você também precisa estar atento ao tempo de vida estimado do animal, que é de, em média, 13 anos.

Preço

Os valores podem variar muito, a depender da região que você reside. Mas de forma geral, os preços variam entre 65 e 100 reais.

Porém, ao adquirir um animal você também tem de levar em consideração gastos com uma gaiola espaçosa e arejada, alimentação e possíveis consultas ao veterinário.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *