Skip to content

Animais de apartamento: Veja dicas para ter um bicho de estimação!

março 3, 2017
animais de apartamento

É a mais pura verdade que o melhor ambiente para os animais são casas grandes com quintais espaçosos. Mas nem todos têm a possibilidade de ter uma casa desse porte e alguns preferem a segurança dos prédios. Mas não se preocupe, também é possível morar em apartamento e oferecer uma boa qualidade de vida e diversão para seu bichinho. Os cuidados e hábitos se tornam diferente no ambiente menor. A necessidade de criar opções de lazer para seu animal e disponibilizar tempo para mostrar o mundo para o bicho são extremamente importantes. Também é necessário ter a noção e escolher um animal que possa se adaptar ao porte de um lugar menor.

Quais animais são mais indicados para morar em apartamentos?

Os felinos com certeza são uma das melhores opções. São animais mais preguiçosos e que se adaptam bem em lugares menores. Outra opção é escolher por cachorros de raças pequenas ou médias como: poodle, yorkshire, maltês, fox terrier, schnauzer, pinscher, dachshund etc. Pois cachorros de porte grande necessitam de mais espaço e têm mais energias para gastar. Apartamentos podem se tornar sufocantes para eles e não promover uma boa qualidade de vida. Outro ponto além da raça é pensar em qual personalidade combina mais com você. Mesmo sendo de porte pequenos ou médios, alguns cachorros tem o temperamento mais agitados e carentes. Então nesse caso você deve refletir em quanto tempo tem para se dedicar às necessidades da personalidade do seu animal. Se o tempo for pouco, opte por raças mais tranquilas e independentes.

animais de apartamento

Como cuidar de animais de apartamentos?

Há vários cuidados especiais para os animais em apartamentos. É preciso pensar pelo bicho e em suas necessidades naturais para tornar o ambiente o mais agradável e feliz possível. Também é preciso redobrar o cuidado com a saúde e higiene do animal, dando banhos e os tosando sempre, usando vermífugos e controlando as pulgas e carrapatos.

Separe um lugar para as necessidades fisiológicas

Desde do começo da vida do animal no apartamento você deve estabelecer um local adequado para que ele possa fazer o xixi e cocô. Deve-se pensar em um local que não incomode as pessoas da casa e que o cheiro não se propague com muita facilidade. Os mais ideias são: área de serviço, varanda ou banheiro dos fundos. É indicado, no caso dos cães, usar toalhas higiênicas que ajudam a reduzir odores. Para os gatos, as caixinhas com areia funcionam super bem.

Local para dormir

O ideal para o sono dos animais é sempre separar um lugar calmo e que ele se sinta seguro. Pode ser em um quartinho não utilizado da casa, área de serviço e até na sala. Ofereça sempre casinhas, caminhas e colchões para o conforto do bichano.

Sempre ofereça lazer para os animais e apartamento

Ficar em um lugar fechado sempre pode ser muito estressante para os animais. Eles precisam de distrações, ar puro e até ter contato com outros bichos (principalmente os cachorros) para terem uma vida saudável. O estresse causado pode fazer com que os bichos desenvolvam distúrbios como: baixa imunidade e doenças; comportamentos destrutivos que os fazem comer objetos e roupas; depressão e hábitos autodestrutivos como lamber as patas e redução de apetite. Como soluções:

  • Tenha em seu apartamento sempre objetos recreativos que estimulem brincadeiras divertidas. São ótimas opções: ossinhos, mordedores, brinquedos mastigáveis etc.
  • Separe uma hora diária para passear com seu animal. Esse caso é mais indicado para cachorros que sentem mais necessidade de brincar fora e ver o mundo. Gatos são mais tranquilos em relação à isso. Mas nada impede que você passeie com o felino de vez em quando também. Leve seu cão ao parque, em uma pista de caminhada, em um encontro com outros cachorros. Corra com ele, brinque, jogue objetos. Essa é a melhor forma de evitar que os animais se estressem demais, devolvam distúrbios e fiquem sedentários. Se tiver tempo livre, saía até mais vezes ao dia. Tenha certeza que vai ser a melhor parte do dia do seu bichinho!

animais de apartamento

Eduque para não atrapalhar os vizinhos

Além do espaço menor, o apartamento tem a questão dos vizinhos. Latidos ou miados muito altos e frequentes podem causar muita irritação na família do lado e criar problemas para a permanência do bicho no local. Então eduque seu animal desde pequeno com a orientação de um profissional especializado para que isso não se torne um problema.